Igreja evangeliza mais de 400 jovens por meio de cursos profissionalizantes nos EUA

Uma igreja nos Estados Unidos está atraindo mais de 400 jovens para Jesus conforme oferece cursos profissionalizantes como estratégia evangel&iacu...

Igreja evangeliza mais de 400 jovens por meio de cursos profissionalizantes nos EUA
Igreja evangeliza mais de 400 jovens por meio de cursos profissionalizantes nos EUA (Foto: Reprodução)

Uma igreja nos Estados Unidos está atraindo mais de 400 jovens para Jesus conforme oferece cursos profissionalizantes como estratégia evangelística.

A Bridge Community Church (BCC), em Lansdale, Pensilvânia, está promovendo o programa LEAP com o objetivo de compartilhar o amor de Jesus, ensinando habilidades práticas por meio de oficinas criativas voltadas para os 13.000 alunos da comunidade, de 14 escolas (ensino fundamental, médio e superior).

O pastor da BCC, Paul Kemper, contou que a ideia do programa surgiu em 2012 após uma ação evangelística de Natal.

Durante o Natal, a igreja se une a outras seis congregações locais e distribui centenas de caixas de alimentos. 

O programa 

A partir de suas experiências, a diretora Jennifer Martinelli conseguiu entender as pressões sociais que os adolescentes enfrentam — mídias sociais, depressão, problemas de identidade, abuso de drogas e álcool, estudos, solidão, autoestima e tempo excessivo de tela em smartphones diariamente.

Ao oferecer um espaço seguro, o LEAP começa com um dia de workshop, seguido por mais cinco dias, incluindo café da manhã e almoço. A frequência varia de 50 a 75 alunos, a maioria dos quais vem da comunidade e não da igreja.

Em 15 de março, o programa abordou assuntos como escrita criativa, confeitaria e decoração de biscoitos, costura e bordado à mão, estofamento e ciência da música. 

Já as disciplinas adicionais para os programas de verão incluem mecânica de automóveis, construção, culinária, ciência da computação, improvisação e costura.

As aulas profissionalizantes são ministradas pela manhã e à tarde, os alunos aprendem sobre questões sociais. Conforme o pastor, assuntos espirituais frequentemente surgem durante as sessões de perguntas e respostas e conversas individuais com voluntários.

(Foto: Reprodução)
Pastor Paul ensinando às crianças. (Foto: Reprodução/AG News)

A igreja conta com um grupo de 40 a 50 voluntários cuja experiência em diversos assuntos abre portas para compartilhar seu testemunho pessoal.

Andy Liples, engenheiro de software, ministra o workshop STEM (ciência, tecnologia, engenharia, matemática) com outros profissionais que abordam diferentes assuntos a cada ano.

Em sua aula de ciência da música, Andy enfatiza a grandiosidade da criação de Deus e a precisão exata das ondas sonoras nas melodias.

“Desenvolvemos uma conexão com os alunos ao longo do caminho. Você nunca sabe o que eles vão pedir, mas eu sempre confio no Espírito Santo para me dar as palavras certas para o que as crianças precisam”, relatou ele.

A ex-professora que foi voluntária na oficina de culinária, Erin Lilly, destacou a forma como os alunos se abrem sobre sua fé e suas dificuldades. 

Ela relatou que durante o programa, ajudou uma adolescente com necessidades especiais e criou uma conexão com ela por meio de conversas e leitura bíblica.

“Servir na LEAP me dá a oportunidade de usar meu tempo e minhas habilidades para me dedicar às crianças da nossa comunidade, mostrando a elas o amor de Jesus”, disse Erin.

(Foto: Reprodução)
Os alunos durante o curso. (Foto: Reprodução/AG News)

Darlene Bostwick, de 74 anos, auxiliou a equipe responsável pela alimentação com o marido e, uma oficina de culinária. Sua conexão com adolescentes é um exemplo de como Deus reinventa novos caminhos ministeriais para idosos, independentemente da idade.

Desde o primeiro dia, mais de 400 alunos ouviram o Evangelho. Um adolescente que frequentou o programa por 3 anos voltou para Jesus enquanto estudava a Bíblia. Então, ele convidou três amigos para participar e, em seguida, os jovens foram batizados na igreja em novembro de 2024.

"Estamos entusiasmados com cada aluno e voluntário que se inscreveu. Queremos que os participantes da nossa igreja, bem como a comunidade em geral, saibam que Deus pode usar todos os que estão disponíveis para Ele", concluiu Jennifer.